Aviso de
Privacidade

Última atualização: 26/01/2024

No Oi Place, mais do que oferecer produtos e serviços, nos preocupamos com a proteção de seus dados pessoais. Nessa página vamos explicar como podemos utilizar suas informações. Vamos lá?

Aviso de Privacidade do OiPlace

1. O que eu preciso saber para entender este aviso?

Para que você entenda tudo o que vamos te explicar, é importante que esteja atento a alguns conceitos importantes:

Oi Place

O Oi Place é o Marketplace da Oi: um comércio eletrônico que reúne produtos e serviços de diferentes empresas em um só lugar. Funciona como um shopping virtual onde você compra de forma fácil e sem sair de casa.

Dado pessoal

É qualquer informação relacionada a uma pessoa física que a identifique ou seja capaz de identificá-la, como, por exemplo: nome, CPF, telefone, e-mail, endereço, entre outras.

Lojistas parceiros

São as empresas que divulgam e vendem seus produtos e serviços através da plataforma Oi Place.

Tratamento

Qualquer atividade ou operação que envolva o uso de dados pessoais.

2. Quais dados são coletados e para qual finalidade?

A coleta e uso de informações é feita conforme nos relacionamos com você. Confira abaixo alguns exemplos de dados de acordo com o seu perfil:

Caso você realize um cadastro na plataforma pra adquirir algum produto ou serviço.

Categoria de dados
Finalidade

Dados de cadastro

Pessoa Física

  • Nome
  • CPF
  • E-mail
  • Telefone
  • Endereço
  • Data de Nascimento

Esses dados são necessários pra:

  1. Identificar você e processar seu pedido (nome/CPF);
  2. Permitir o acesso à sua conta (e-mail);
  3. Entrar em contato pra falar sobre o produto (telefone)
  4. Entregar o pedido (endereço);
  5. Permitir a emissão da Nota Fiscal pelo Lojista Parceiro (nome, CPF, endereço)
  6. Realizar avaliações antifraude (nome, CPF, endereço, data de nascimento)
  7. Enviar comunicações e realizar ações promoções (nome, e-mail, data de nascimento)

Respeitamos sua preferência: Caso você não queira receber promoções, basta selecionar a opção “Descadastre-se” ao final do e-mail recebido.


Dados financeiros

Informações do cartão de crédito ou débito e conta bancária

Os dados financeiros são necessários pra processar pagamentos e realizar avaliações antifraude.


Dados de Navegação

Data e hora de início e término de uma conexão à Internet, duração da conexão, endereço IP e cookies

Os dados de navegação são utilizados pelo Oi Place para garantir o desempenho e funcionalidade da nossa página, assim como para ações de marketing da Oi em outros sites e aplicativos. Para saber mais sobre Cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

Se você ainda não é cadastrado no Oi Place, poderemos utilizar alguns dados cadastrais como nome e e-mail, obtidos através da interação prévia com o Oi Place ou por meio de outras ações de marketing da Oi, pra enviar promoções e ofertas. Caso você não queira receber comunicações desse tipo, basta selecionar a opção “Descadastre-se” ao final do e-mail promocional recebido.

Ah, se você ainda não for um de nossos clientes e acessar nosso site, também poderemos utilizar seus dados de navegação pra garantir o desempenho e funcionalidade da nossa página, assim como para ações de marketing da Oi em outros sites e aplicativos. Pra saber mais sobre Cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

3. Como os meus dados são tratados?

Agora que você entendeu quais dados podemos utilizar e pra que, vamos ilustrar o que acontece quando você adquire um produto no Oi Place:

O que acontece quando adquiro um produto no Oi Place?

Fluxo sobre o que acontece quando adquiro um produto no Oi Place
  1. Ao se cadastrar na plataforma Oi Place, armazenamos seus dados pessoais para futuras compras.
  2. Compartilhamos dados cadastrais e informações da compra pra que o produto escolhido seja reservado. Somente compartilhamos as informações que são necessárias pra emissão da nota fiscal e pra que você seja contatado sobre a entrega. Isso quer dizer que não compartilhamos outras informações como dados financeiros com o lojista parceiro.
  3. Quando você conclui sua compra, seus dados de pagamento (cartão de crédito, por exemplo) são diretamente enviados pro fornecedor responsável por processar o pagamento.
  4. Pra garantir sua segurança e termos a certeza que ninguém está se passando por você, compartilhamos alguns dados com nosso fornecedor pra uma análise antifraude.
  5. Após a confirmação do seu pagamento, comunicamos o pagamento ao lojista parceiro pra prosseguir com a separação e envio do seu produto. A partir deste momento, todo o processo é de responsabilidade do lojista, inclusive a entrega do produto adquirido.
  6. Pra que seu produto chegue até você, é possível que o lojista parceiro contrate uma transportadora e compartilhe dados pra viabilizar a entrega.
  7. Após o envio do produto pra transportadora, o lojista compartilha o status do transporte com o Oi Place pra que você acompanhe o status de envio através da nossa plataforma. Ah, ele também pode entrar em contato com você por telefone ou através do nosso chat pra te atualizar sobre o pedido.

O que acontece quando adquiro um serviço no Oi Place?

Fluxo sobre o que acontece quando adquiro um serviço no Oi Place
  1. Ao se cadastrar na plataforma Oi Place, armazenamos seus dados pessoais para futuras compras.
  2. Compartilhamos dados cadastrais e informações da compra pra que o lojista parceiro emita a nota fiscal. Além dos dados de cadastro solicitados pelo Oi Place, o lojista parceiro pode solicitar dados pessoais adicionais pra prestação do serviço contratado. A definição desses dados é de responsabilidade do lojista, cabendo ao Oi Place apenas coletar as informações e repassá-las à empresa.
  3. Quando você conclui sua compra, seus dados de pagamento (cartão de crédito, por exemplo) são diretamente enviados pro fornecedor responsável por processar o pagamento.
  4. Assim como na compra de um produto, também compartilhamos alguns dados com nosso fornecedor pra uma análise antifraude que garante que ninguém está se passando por você.
  5. Após a confirmação do seu pagamento, comunicamos o pagamento ao lojista parceiro pra que realize o serviço contratado. Caso o serviço se prolongue no tempo, faremos essa comunicação mensalmente.
  6. Durante a prestação dos serviços, o lojista pode coletar outros dados pessoais diretamente com você. Esse processo é de responsabilidade exclusiva do parceiro.

4. Com quem o Oi Place compartilha os dados pessoais?

O Oi Place pode compartilhar seus dados com empresas parceiras que nos auxiliam na prestação dos nossos serviços.

Importante!

Todos nossos fornecedores passam por um criterioso processo de seleção. O Oi Place também conta com cláusulas e documentos que obrigam o uso dos dados pessoais em conformidade com a legislação.

Lojista parceiro

São responsáveis por vender e entregar os produtos, ou prestar o serviço contratado através do Oi Place.

Empresa de validação antifraude

Para evitar a ocorrência de fraudes. Essa é uma segurança para você e o Oi Place!

Empresa de pagamentos digitais (Gateway de Pagamentos)

Os pagamentos no Oi Place são processados por uma empresa especializada em transações online, garantindo que apenas as pessoas realmente necessárias tenham acesso aos seus dados de pagamento.

Fornecedores de softwares e armazenamento de dados

Para oferecer soluções tecnológicas e armazenar informações em nuvem de forma segura.

Fique atento!

Nossos parceiros lojistas sempre estarão identificados quando você concluir o pedido na plataforma, conforme a imagem ao lado.Nossos parceiros também possuem o compromisso de respeitar sua a privacidade e manter seus dados pessoais seguros. Se quiser mais informações sobre como seus dados podem ser utilizados, recomendamos que você consulte os avisos e políticas de privacidades nos sites oficiais dessas empresas.

Imagem de produto no carrinho do OiPlace

Além dos casos acima, o Oi Place também pode compartilhar dados pessoais com autoridades públicas pra cumprir obrigações legais ou atender ordens judiciais ou requisições administrativas.

Seja pra parceiros, fornecedores ou autoridades públicas, sempre compartilharemos seus dados de acordo com a legislação brasileira.

5. Como é feita a coleta de dados?

Existem algumas formas de coletarmos os seus dados:

Diretamente com você

Ao realizar o cadastro na nossa plataforma e ao adquirir nossos produtos ou serviços.

Automaticamente

Quando você navega em nosso site (através de cookies, por exemplo).

Saiba mais

De forma indireta

Através de empresas parceiras com as quais você tenha um vínculo/cadastro.

6. Por quanto tempo os meus dados ficam armazenados?

Nós armazenamos seus dados cadastrais e informações sobre compras pelo período que você mantiver seu cadastro ativo conosco.

Ainda, poderemos manter seus dados para o cumprimento de alguma finalidade legítima, como, por exemplo, pra atender a uma obrigação legal/regulatória, garantir a defesa em processos judiciais/administrativos, nos ajudar a melhorar nossos produtos ou, ainda, pra encaminhar ofertas e promoções.

7. O Oi Place transfere dados para outros países?

A internet possibilitou quebrar barreiras geográficas e conectar as pessoas ao redor do mundo e, pra que isso aconteça, muitas vezes os dados pessoais circulam entre os países. Como buscamos empregar as melhores tecnologias disponíveis no mercado, armazenamos dados pessoais em nuvem, o que pode implicar em transferência de dados pessoais pra fora do Brasil.

É importante saber! Apenas nos relacionamos com empresas referência no mercado e que estejam atentas às regras de proteção de dados pessoais, especialmente a legislação brasileira.

8. Meus dados estão protegidos?

No Oi Place queremos que você tenha a melhor experiência de compras online, por isso armazenamos apenas dados pessoais necessários pra prestação dos nossos serviços e ainda contamos com parceiros pra realizar transações seguras, incluindo análises antifraude.

Além disso, realizamos avaliações periódicas com nosso time de Segurança da Informação com o intuito de identificar e corrigir vulnerabilidades, tudo isso com base nos melhores padrões de segurança do mercado.

Dicas para manter a segurança!

  • Ao se cadastrar no Oi Place, escolha uma senha forte o suficiente pra evitar que outras pessoas a adivinhem, não utilizando a mesma senha pra acesso de e-mails ou outros aplicativos.
  • Renove suas senhas periodicamente.
  • Nunca revele ou compartilhe a sua senha com outras pessoas, afinal, você é o único responsável por manter a senha confidencial.

9. Quais são os meus direitos?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabeleceu diversos direitos aos titulares. Esses direitos garantem a você mais controle sobre suas informações e transparência no tratamento de dados.

Confira a seguir quais direitos você possui e como solicitar:

Através desse direito você fica sabendo se o Oi Place trata seus dados e quais informações podem ser utilizadas. Além do nosso aviso de privacidade, você pode conferir seus dados na aba “Minha Conta”, Seção “Dados Cadastrais” ou ainda formalizar sua solicitação através do formulário de direitos, conforme passo a passo abaixo.

Você pode corrigir informações que estejam incompletas ou desatualizadas na área logada, através da aba “Minha Conta”, Seção “Dados Cadastrais”. Se precisar alterar o seu e-mail, formalize uma solicitação através do formulário de direitos, conforme passo a passo ao final da página

Importante!

A alteração de dados cadastrais, como endereço, não alteram pedidos finalizados ou em aberto. Se precisar falar sobre algum pedido em aberto, procure o nosso SAC através do atendimento@oiplace.com.br.

Você pode solicitar a exclusão da sua conta através do formulário de direitos ao final da página.

Importante!

  1. Ao solicitar a exclusão, você não terá mais acesso à sua conta. Essa solicitação é irreversível, mas caso se arrependa, poderá fazer um novo cadastro no Oi Place.
  2. Caso você tenha algum pedido em aberto, você continuará recebendo informações sobre status do pedido por e-mail.
  3. Histórico de compras precisam ser mantidos pelo Oi Place por um tempo para cumprir algumas leis e obrigações regulatórias que determinam a manutenção de seus dados, além de ser necessário para resguardar direitos em eventual processo judicial, administrativo ou arbitral, conforme estabelece o art. 205, do Código Civil Brasileiro. Mas não se preocupe, esses casos são permitidos pela LGPD e seus dados ficarão conosco apenas pelo período necessário para o cumprimento dessas finalidades!

O direito à Portabilidade surgiu para garantir que dados pessoais estejam em formato adequado para compartilhamento direto com outras empresas. Isso já acontece com alguns serviços, como, por exemplo, de telefonia (portabilidade numérica), no setor bancário (open banking) e no setor de saúde (portabilidade de carências).

Para atender essas solicitações, entretanto, ainda precisamos de uma regulamentação específica. Nesse caso, tanto o Oi Place quanto a empresa com a qual você desejar compartilhar seus dados precisam possuir medidas técnicas compatíveis que permitam troca direta de informações. E tudo isso será definido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Fique tranquilo!

Estamos atentos à novas regulamentações e assim que o tema for regulado, atualizaremos nossa página.

Você viu acima que seus dados podem ser compartilhados com diferentes empresas para prestarmos nossos serviços. Ao realizar qualquer compra, os lojistas são sempre identificados no carrinho de compras.

Recomendamos, sempre que possível, que acesse os avisos e portais de privacidade dos lojistas para saber como essas empresas podem tratar dados, assim como para exercer os direitos previstos na LGPD.

Esse direito permite que você retire sua autorização caso algum tratamento de dados seja realizado a partir do seu consentimento. Aqui no Oi Place, via de regra, não tratamos dados com base no consentimento, no entanto, se entender que seja o caso, você pode nos encaminhar sua solicitação através do formulário de direitos.

Através do direito de Oposição, a lei permite que você impeça tratamento de dados que não esteja em conformidade com a lei. Você pode solicitar esse direito através do Formulário de Direitos.

Se não quiser receber mais e-mails de ofertas e promoções do Oi Place, basta selecionar a opção “Descadastre-se” ao final do e-mail ou ainda abrir uma solicitação através do formulário abaixo.

10. Exerça seus direitos
previstos na LGPD

Para fazer sua solicitação, observe o passo a passo ao lado e selecione o formulário desejado abaixo.

Formulário Cliente/Cliente inativo Formulário Não Cliente

Caso não deseje mais receber ofertas:

Não quero receber ofertas

1 Nos diga qual é a sua relação com a Oi

Antes de iniciar sua solicitação, selecione um dos formulários de acordo com o seu perfil de titular:

  • Cliente/Cliente inativo: caso possua cadastro no Oi Place ou se já tiver solicitado a exclusão da conta
  • Não Cliente: se você nunca teve cadastro no Oi Place

Caso você selecione incorretamente o perfil de Titular, não poderemos atender sua solicitação, mas fique tranquilo, você será informado a respeito e poderá fazer um novo pedido, selecionando a opção correta.

Se você não deseja e-mails do Oi Place, selecione o formulário Não quero receber ofertas.

2 Informe seus dados de cadastro

Ao abrir o formulário, você deverá informar seu nome, CPF e e-mail.

Precisamos dessas informações para fins de identificação, processamento e atualização de status da sua solicitação.

3 Selecione o direito que deseja exercer

De acordo com o perfil de titular escolhido, selecione o direito que pretende exercer.  Você só poderá exercer um direito por solicitação.

4 Tire uma selfie com o seu documento de identidade

Para garantir sua segurança, evitar fraudes e compartilhamento indevido de dados, precisamos confirmar sua identidade em alguns casos, como no exercício de direito de acesso e retificação.

Você pode verificar se sua solicitação exige essa autenticação no próprio formulário selecionado. Se for necessária a confirmação de identidade, envie uma selfie segurando seu documento de identificação com foto (RG, por exemplo) ao lado do seu rosto.

Tire uma selfie com o seu documento de identidade

Fique atento!

Não use óculos ou outros acessórios no rosto.

5 Agora é só enviar!

Certifique-se de que todos os campos foram preenchidos e faça o envio.

Em seguida, confirme seu e-mail através do link que enviaremos junto ao protocolo do seu pedido.

Após a conclusão da análise, você receberá instruções para consultar a resposta da sua solicitação.

Fique ligado!

Sua solicitação será respondida em até 15 dias corridos a partir da confirmação da sua identidade. Caso precisemos de um prazo maior por questões técnicas ou em razão da complexidade do pedido, você será informado com antecedência.

No caso de envio de documentação inconsistente em relação aos dados informados, não poderemos atender seu direito. Você será informado e direcionado ao canal dedicado a dúvidas.

Lembre-se: nenhum direito é absoluto, por isso alguns pedidos podem sofrer limitações. Isso significa que o Oi Place pode, em alguns casos, deixar de atender ou atender parcialmente sua solicitação. Em todas as situações, você sempre será informado das regras e impedimentos.

Para solicitar direitos em relação a algum lojista, acesse os portais e avisos dos fornecedores indicados no carrinho de compra ou na aba “seus pedidos”.

Este aviso
pode mudar?

Como a Oi está sempre melhorando seus serviços e produtos, este Aviso de Privacidade pode ser atualizado. Quando isso acontecer, todos os clientes serão informados. Em todo caso, sugerimos o acompanhamento periódico desta página.

Ainda ficou com dúvida?

Mande um Oi pra gente através do nosso Portal de Privacidade.

Encarregado de Dados
Christian Kratochwil